Em reunião realizada na última sexta-feira dia 18 de fevereiro, o prefeito de Goiânia, o sr. Rogério Cruz garantiu que não irá privatizar o instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas).
A crise vivida pelo Imas fez gerar boatos de que o mesmo seria entregue à iniciativa privada, o que fez várias entidades representativas dos funcionários da prefeitura municipal se unirem em torno da defesa do Instituto.
Participaram da reunião, o Presidente do IMAS Jefferson Leite, Secretário de Governo, Arthur Bernardes, Secretário pessoal do Prefeito Firmino, Procuradora Geral do Município Tatiane Acioly, Presidente da Câmara Romário Policarpo e Presidente do Sindigoiânia, Ronaldo Gonzaga.
A reunião teve como pauta apresentação de um plano de recuperação do Instituto, elaborado pelo colegiado, que elenca 10 medidas levantadas como principais para ajudar na recuperação do IMAS.
Entre as medidas, estão:
• Criação de fundo próprio para o IMAS, uma vez que, embora o Instituto seja uma autarquia, este não possui autonomia administrativa e financeira sendo que toda a arrecadação do IMAS vai pra o fundo da Secretaria de Finanças;
• A falta de repasse da contribuição patronal por parte do Goianiaprev dos servidores aposentados e pensionistas;
• A publicação de uma resolução elaborada pelo conselho que desde 2018 aguarda publicação.
O Prefeito ouviu atentamente as demandas apresentadas pelo Conselho, disse que sua gestão está empenhada em resolver a questão do IMAS, reafirmou que não há por parte da administração intenção de privatização. Levantou a necessidade de se ter um corpo técnico de funcionários, que dê respaldo aos cargos de chefias. Que é necessário que o Instituto passe por auditorias interna e externa para apurar e resolver todos dos problemas.